Psicologia das Cores na Decoração de Viaturas


 
 


Sabia que as cores influenciam as nossas emoções e afetam as nossas decisões




 


Para a consideração de uma Decoração de Viaturas eficaz, é fundamental considerarmos elementos que compõem a hierarquia da perceção visual, capacitados pelo cérebro humano, tais como: tamanho, contraste, proximidade, alinhamento e espaçamento de cor. Tudo isto é de suma importância em publicidade de vinil em viaturas.


 



O nosso cérebro interpreta as cores de diferentes formas. Na realidade, as cores afetam as nossas emoções e até mesmo a nossa capacidade de tomada de decisão. O estudo desta temática é conhecido como “Psicologia das Cores”. As grandes marcas, não deixam detalhes à mercê de ninguém, mas a verdade, é que atualmente qualquer pessoa que tenha essa curiosidade e queira tomar como uma mais-valia, o conhecimento está disponível para todos!

 

Com este artigo, pretendemos “traduzir” esse conhecimento para a Decoração de Viaturas para que o seu desenvolvimento seja capacitado de conhecimentos gerais, cada vez mais reconhecidos e valorizados enquanto uma mais-valia, capaz de fazer a diferença para o desenvolvimento de uma comunicação eficaz.

Aquando da escolha das cores e elementos a considerar na Decoração de Viaturas (conheças os 5 Elementos Essenciais aqui!), é muito comum deparar-mo-nos com clientes que utilizam preferências pessoais ou até argumentos relacionados com senso comum quando tratamos de um tema como comunicação da marca, nas suas diversas vertentes, o que poderá ser um erro.

 
 


É de extrema importância perceber de que forma o Ser Humano “funciona”, para com esse conhecimento, conseguirmos corresponder ativamente, de forma a ganharmos o nosso espaço junto dos clientes.

 

Observando os resultados deste estudo, será facilmente percetível a importância de cativar os clientes com contextualização visual, a cor será um dos meios predominantes para atribuir um sentimento emocional inicial.

Aproveite este conhecimentos e aposte numa ferramenta que faz uso dos recursos visuais, sendo ainda apreciada!

Um excelente exemplo desta distinção será utilizar o vermelho como exemplo, e conseguirmos analisar que esta cor tanto pode ser percebida como a cor associada ao amor e paixão, no entanto, também facilmente associada à violência. A contextualização e o conhecimento do mercado a operar, bem como crenças religiosas ou espirituais, e até mesmo crenças populares e superstições são fundamentais para aplicar uma estratégia adaptada ao mercado. "Vermelho para paixão, vermelho para violência"

Pretendemos agora esclarecer a forma como as cores são interpretadas, e de que forma as podemos utilizar a favor da interpetação dos clientes, de acordo com a ideologia de comunicação.


 

   Vermelho


     Associado à intensidade: paixão, amor, coragem, força e
     energia
, atraindo incontestavelmente a atenção.
     - Muito utilizado juntamente com amarelo e laranja.
     - Esta cor é utilizada não só para dar destaque à marca, mas
     também para maximizar a atenção para com as viaturas
     personalizadas em circulação.







 

Laranja


- O laranja tem uma associação direta com o estímulo do apetite;

- Associado à boa energia
- Cor cítrica, é também interpretada como uma cor alegre, confiante,
entusiasta, criativa, otimista e amigável;
- Confere emoções positivas;
- Excelente visibilidade.







 

     Amarelo


    - Cor associada ao Sol, tem um valor percebido de
    “aquecimento” àqueles que a observam.
    - Relacionada com alegria, clareza, riqueza e revela honra, lealdade.
    - Transmite otimismo e separadamente, é considerada uma
    cor acolhedora
    - Associada à componente sinalética de chamada de atenção - como
    uma exclamação!



 

 

 

 

Verde


- Associada à natureza, saúde, paz, crescimento e responsabilidade.
- Muito apreciada pelo olho humano, sendo interpretada positivamente
dentro dos diversos tons existentes.
- Associação com: dinheiro, esperança, vida.

 

 

      Azul


     - Alusão a segurança, intelecto, estabilidade e tranquilidade.
     - Transmite um sentimento de calma.
     - Diminui o apetite, aumenta a produtividade,
      conferindo ainda uma aparência profissional.







 

Branco


- Utilizado maioritariamente enquanto cor de fundo, devido à sua capacidade de criar contraste com abordagens gráficas mais escuras.
- Associado à cor da paz,
- Transmite um sentimento de calma, limpeza, harmonia, pureza e suavidade.
- Possibilita uma forma eficaz de exprimir apontamentos de comunicação em destaque.
 

 

    Preto


     - Atribui um sentimento de poder, modernidade, força, elegância e
     autoridade;
     - Embora no ocidente associado ao luto, o preto tem também associada
     diversas conotações positivas a levar em conta;
     - É uma cor que funciona muito bem como fundo, ajuda a destacar os
      restantes elementos.







A Effect conta com uma vasta experiênica em decoração de viaturas. Este "Know-how" leva-nos a ter em conta todos os elementos que influenciam a mente humana, sabendo que é uma mais-valia que se comprovará com o tempo em estampagem de carros. O recurso a vinil profissional associado a um Preço Decoração de Viaturas reconhecidamente barato face ao proveito que potenciamos, são as chave que têm feito o nosso negócio crescer!

 

Faça crescer o seu também! :)

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