Decoração de Frotas - Abordagem Estratégica


 




A sua marca tem uma voz e personalidade! Conheça estratégias para potenciar a sua marca com a Decoração de Viaturas.





 

Se já decorou a sua primeira viatura, então decorar a frota da sua empresa será o próximo passo. Já estará familiarizado com a importância de publicitar o seu negócio e ciente dos proveitos que este investimento trará para a sua marca.

Importa agora fazê-lo de forma assertiva e coerente. Para isso, criámos um guia para esclarecer dúvidas quanto a Decoração de Frotas, e a forma como deve ser encarado para que maximize o proveito deste fantástico meio de comunicação.

A estratégia vai depender dos objetivos (recorde os 5 Fatores Fulcrais) que sejam tomados como prioritários, e em escala de prioridade, definir o público-alvo a abranger, os elementos que devem compor a Decoração de Viaturas, e qual o potencial investimento mais rentável. A chave de ouro será a consistência da comunicação da sua marca! Considere sempre publicidade em viaturas!


 


A importância da consistência da comunicação


A falta de consistência traduz-se em perda de oportunidades para se conectar com o seu público-alvo. Criar uma decoração de frota única para cada uma das viaturas da mesma de forma a demonstrar cada um dos seus serviços, pode ser tentador, mas irá fragmentar a comunicação da sua marca e, objetivamente, diminuirá o número de potenciais visualizações consolidadadas para a marca, que ajudam a potenciar o reconhecimento de marca. Para conseguir o tão desejado reconhecimento de marca, é necessária consistência.

O desafio está em garantir uma comunicação consistente, através de todos os tipos de veículos, criando uma linha de comunicação única. Diga-se que transpor o mesmo tipo de comunicação de uma furgoneta, para um carro comercial, é distinto, e com vários desafios para garantir que uma boa interpretação do negócio, garantindo que continua capaz de atrair e ser interpretada por clientes.

Uma decoração de viaturas com elaboração pensada para que a frota se apresente com uma linha de comunicação uniforme, será mote para influenciar a jornada de compra do seu cliente, garanta que faz parte do “Top-of-mind” quando precisarem de um fornecedor de confiança.

Partilhamos assim a nossa estratégia neste Guia com cinco passos, para garantir as decorações das viaturas da sua frota, com uma comunicação eficaz.

 

Uma estratégia funcional

 

1. Aposte no desenvolvimento da sua marca


A marca é muito mais do que um simples nome associado a um logótipo, já que representa tudo o que o seu potencial cliente pode esperar, quando entra em contacto com a sua empresa.

Numa perspetiva visual, poderá incluir elementos como logótipo, nome, as fontes e cores utilizadas, bem como o estilo de comunicação. (Recorde todos os elementos essenciais aqui!) Estes apontamentos visuais devem ser apresentados de forma consistentes em toda a sua comunicação, incluindo: web site, material de vendas, cartões de visita, formas de publicidade e até mesmo uniformes (outro excelente investimento, também normalmente desconsiderado), sinalética e sistemas de exposição, e claro a decoração de viaturas.
 

A comunicação é sempre considerada nas suas mais diversas variantes, e é nesta consideração que as grandes empresas, pela sua dedicação para com a criação de uma marca forte, conseguem conquistar pontos para uma estratégia “top-of-mind” na memória dos consumidores. Ainda assim, este é apenas um incentivo para todas as empresas, com capacidade de investimento, apostarem em elementos que normalmente estão associados a grandes marcas, mas que na realidade, estão disponíveis para todos aqueles que vislumbrem as mais-valias adjacentes. A diferença está no reconhecimento da necessidade da consistência de comunicação. Considere os benefícios de investir em Vinil para viaturas!

Como ponto final, firmar aquilo que muitas vezes parece não ser considerado por aqueles que gerem empresas. Pequenas, médias e até mesmo grandes "tubarões": A sua marca tem uma voz e uma personalidade.

PRO TIP: 
Aceitando ou prefirindo ignorar, a verdade é que a forma como os seus colaboradores interagem com clientes em pessoa e ao telefone, a sua escolha de palavras para comunicar, e até mesmo as tags do ultimo post de Instagram, representam-no a si e à sua empresa. Ainda que não muito desejado, um modo genérico e aborrecido, são traços de personalidade. Escolha cuidadosamente as expressões que definem as características de personalidade da sua marca, e garanta que são cumpridos por todos aqueles a que está assiociado.

Em jeito de resumo, a decoração da sua frota será um dos passos para esta uniformização rumo a uma comunicação consistente, e este é apenas mais um dos capítulos onde a Effect pode, e será, uma mais valia no auxilio da construção (ou reconstrução) da sua marca.

 

2. Crie uma comunicação clara e concisa


Assim como em todo o tipo de estratégia de comunicação, é muito importante a existência de uma priorização dos chavões de comunicação.

 
Já dizia o velho ditado: “Se tudo tem a mesma importância, nada é importante”.
 

A decoração de frota, tal como todos os tipos de comunicação, requerem uma abordagem estudada e analisada cuidadosamente. Seguem algumas dicas para ajudar a priorizar os elementos chave na decoração da sua viatura para conseguir o maior proveiro da sua nova publicidade em carrinhas!
 



3. Crie uma comunicação clara e concisa independentemente do tipo de veículo


Potencialmente, terá a necessidade de dispor de diversos tipos de veículos especializados, para as diferentes operações ou funções que o seu negócio necessita. A nossa sugestão,
é apenas de que não deixe esta pequena nuance distraí-lo da necessidade de manter uma imagem uniforme, pensando no seu maior negócio, a sua marca!

Qualquer veículo poderá ser portador do seu slogan ou imagem de marca. Quanto a nós, não deverá ser um veiculo com características especiais a ditar uma nova abordagem gráfica, distanciando-a da imagem de marca.

PRO TIP: CONSISTÊNCIA 


 

4. Considere qual a melhor decoração para o seu negócio
 

A capacidade de investimento, ditará qual o tipo de personalização com publicidade em viaturas, será a mais habilitada a ser utilizada. Ainda assim, tudo dependerá de cada empresa, não estando intimamente ligado ao ramo de atividade. A grande premissa que debatemos regularmente é a da coragem de ser diferente, criando uma imagem vistosa e apelativa, fora do normal.

PRO TIP: CORAGEM PARA SER DIFERENTE!

Qualquer outro site de decoração de viaturas terá a capacidade de facilmente comunicar o quanto é mais rentável decorar a sua viatura do que outros meios de comunicação, e é verdade! Mas essa não é a questão com que nos debatemos ao momento, a questão será sobre qual o tipo de decoração de viaturas que melhor se adapte ao seu negócio, mas a grande verdade é que esta depende essencialmente da capacidade de investimento, do tipo de negócio e do seu posicionamento no mercado.



5. Gestão de visualizações


Enquanto estiver na estrada, as suas viaturas serão a cara do seu negócio. Todas as visualizações importam, por isso, mantenha sempre a sua frota decorada, limpa e com a manutenção em dia. Embora possa ser considerado apenas um meio de transporte, na verdade, é um excelente meio de comunicação. Como qualquer forma de nos apresentarmos aos nossos clientes, também a decoração de frotas deve ser apresentada de forma imaculada sobre risco de prejudicar a marca.
 


Finalmente, conduza com precaução! O tipo de condução projeta as qualidades da empresa.






 

Partilhar

Outros Artigos

O que é um Car Wrap?

O que é um Car Wrap?

Pintar? Isso é coisa do passado!   O Car Wrapping é um método relativamente recente, que habilita a personalização da sua viatura. O Vinil...

Podemos ajudar?
Estamos à sua disposição.